segunda-feira, 14 de março de 2011

Integração contínua - Parte I - Instalando o Hudson

A escrita, execução e análise de resultados de testes é uma atividade que exige demasiado esforço , além disso é uma atividade periódica e nem sempre se pode contar com o comprometimento da equipe com a execução total dos testes.O mesmo pode-se dizer sobre scripts de builds tanto do Ant quanto do Maven.

Alguns teste também impõe certas características  que dificultam sua execução, tais como: testes que manipulam muitas dados.

A solução proposta neste texto é o Hudson,  uma ferramenta de integração contínua usada automatizar builds e testes, desta forma temos um servidor de testes e builds que quando encontra alterações no repositório SVN ou Git  executa os builds e testes automaticamente. A  ferramenta vem ganhando adeptos pela sua facilidade de uso e o grande número de plugins disponíveis.

A instalação do Hudson é simples e bem documentada no site oficial da ferramenta. É importante destacar que o Hudson roda como uma aplicação web e necessita de um container servlet, por padrão ele roda sob o Winstone não sendo necessária a instalação de outro container. Então basicamente existem 2 formas de instalação:

Instalação simples:

1. Faça download do arquivo hudson.war
2. Execute "java -jar hudson.war", executa o Winstone automaticamente.

Instalação elaborada:

1. Faça download do arquivo hudson.war
2. Instale no seu container servlet GlassFish, JBoss, Apache Tomcat ou outros.
3. A instalação é feita como de qualquer aplicação web,  respeitando as diferenças de cada container servlet.

Em nosso exemplo vamos utilizar a instalação simples:

Depois de baixar o arquivo hudson.war  e executar o comando "java -jar hudson.war" no prompt de comando o Hudson é carregado e "startado" pelo Winstone.

A interface do Hudson é web, então no browser digitamos a seguinte URL:

http://localhost:8080



Neste caso estamos executando o Hudson na maquina local através da porta padrão 8080, está porta é a padrão mas pode ser alterada posteriormente, para a primeira execução a porta 8080 deve estar livre, se a maquina local tiver outro serviço como o Apache rodando na porta, o mesmo deve ser temporariamente interrompido.

Se estiver utilizando Windows clique no menu "Gerenciar Hudson" e então "Instalar como um serviço do Windows", neste caso o Hudson irá iniciar juntamente com o sistema operacional. Será pedido o diretório de instalação, quando o Hudson foi carregado o diretório "C:\Hudson" foi criado e será nela que iremos realizar a instalação.



Basta clicar no botão "Instalar" aguarda a instalação finalizar, logo após clique em "Sim" para reiniciar o Hudson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário